terça-feira, 25 de agosto de 2020

RESCALDO AnsiBikers 738 - Rota EN2 - 15a21AGO2020

15 de Agosto de 2020 
Dia 15 começava esta aventura com o objectivo de atravessar a EN2 desde Chaves até Faro, ao longo de 738 Kms. 
Junto à sede dos AnsiBikers reunimos toda a bagagem e bicicletas necessária para os dias seguintes de aventura. Alguns sócios acompanharam-nos neste dia, tendo estado também presente o Sr. Vereador Jorge Fernandes em representação do Município de Ansião.
Os ciclistas que participaram que percorreram a EN2  foram o Pedro Madruga, Ramiro Luís, Tiago Lopes e Zé Ramalho. 
Na logística neste dia zero iriam connosco também Abel Madruga e Nuno Costa. Nos dia seguintes ainda se juntaram no apoio o Pedro Mendes e Paula Valente.





ETAPA 1 - Chaves - Castro Daire - 131K
16 de Agosto de 2020
Passagens por Vila Pouca de Aguiar, Vila Real, Santa Marta de Penaguião, Peso da Régua e Lamego antes do destino final de Castro Daire.
Após o descanso em Chaves, na Albergaria Borges, o KM0 marcou o real início desta aventura. 
À passagem por Vila Real, encontrámos 2 ciclistas que nos acompanharam durante a passagem por esta cidade até ao KM69. Ao KM69 registámos em foto a passagem por este marco com numeração mítica, antes da passagem por Santa Marta de Penaguião. Depois foi fazer kms atravessando as encostas carregadas de vinhas, um local de beleza impar e de observar, até se chegar a Peso da Régua.
A viagem neste dia só ficaria completa com a passagem por Lamego e uns kms à frente com a chegada ao destino final de Castro Daire. 
Já perto de Castro Daire juntou-se a nós o sócio Pedro Mendes que nos veio auxiliar na logística/fotografia.
Ficámos alojados na Casa de Charme Isabel do Couto, uma casa onde podemos relaxar também com umas partidas de snooker e a jogar damas, sem dúvida um ótimo local para descansar e recuperar energias.




Powered by Wikiloc

ETAPA 2 - Castro Daire - Penacova - 106K
17 de Agosto de 2020
Passagens por Viseu, Tondela, Santa Comba Dão e Mortágua antes do destino final de Penacova.
Depois de uma noite um pouco chuvosa, e já com o piso praticamente seco pela manhã, começamos bem cedo mais uma etapa de ciclismo que nos levaria até Penacova. 
Por Viseu atravessámos a larga cidade, com passagem pelas inúmeras rotundas, seguindo-se Tondela e Santa Comba Dão. 
De salientar que a passagem por Santa Comba Dão se encontra um pouco confusa, pois tivémos que percorrer um pouco da IP3, com muito trânsito obrigando a redobrados cuidados. Após este ponto foi passar por Santa Comba Dão e mais à frente o destino final de Penacova com alojamento em Altíssima Guesthouse Penacova.
Um agradecimento especial ao Municipio de Penacova e ao seu Presidente que nos proporcionou um final de dia muito bom, pois tivémos a oportunidade de dar um passeio na barca "Tareco" da empresa "Serranas do Mondego" onde desgustámos alguns produtos endógenos.




Powered by Wikiloc

ETAPA 3 - Penacova - Sertã - 96K
18 de Agosto de 2020
Passagens por Vila Nova de Poiares, Góis, Pedrógão Grande e Pedrógão Pequeno antes do destino final de Sertã.
Após mais uma noite um pouco chuvosa, pela manhã os pingos ainda se faziam sentir, e foi assim que saímos de Penacoca mas com boa temperatura. Passados poucos kms da saida de Pencacova, primeiro furo desta aventura, na bicicleta de Zé Ramalho.
Esta seria a etapa em que andariamos o mais perto das nossas origens e por estradas já mais familiares, e foi neste regime que atravessámos Vila Nova de Poiares, Góis até chegar à zona de Pedrógão com paragem na Barragem do Cabril onde nos esperava a nossa conterrânea Marta Santos da Rádio Vida Nova.
Após esta paragem, e mais 20kms pela frente chegámos ao destino final de Sertã, com alojamento no Hostel Square.
Nesta etapa em Sertã, o Nuno Costa teve que nos deixar, tendo entrado a Paula Valente para ajudar na logística e ao mesmo tempo percorrer alguns kms da EN2.






Powered by Wikiloc

ETAPA 4 - Sertã - Mora - 126K
19 de Agosto de 2020
Esta etapa passámos por Vila de Rei, Sardoal, Abrantes, Ponte de Sor e Montargil antes do destino final de Mora.
Esta etapa começou com sol, saída da Sertã bem cedo, e passados 20 kms paragem para visitar em Vila de Rei o Centro Geodésico de Portugal, local de paragem obrigatória. Mais a frente registámos em foto a passagem pelo KM370, deveria ser no KM369 mas a placa não existia, onde assinalámos o meio do percurso.
Mais uns kms volvidos, e aos 50 kms desta etapa a passagem por Abrantes esperava-nos o João Valério do Clube de BTT Zona 55 que registou a nossa passagem na ponte sobre o Rio Tejo com o seu drone. Depois de um café com o Valério foi altura de acelarar com o póximo destino ser Ponte de Sor e já quando nos aproximava-mos de Montargil surgiu o segundo furo na bicicleta de Tiago Lopes, que momentos antes tinha acertado forte num dos buracos que a estrada contém nesta zona.
Após este percalço e já debaixo de forte calor chegámos a Mora. Ficámos alojados no Monte Terrace, um local de excelência para se recuperar energias, dispondo de piscina e uma envolvência rural de enorme tranquilidade.








Powered by Wikiloc

ETAPA 5 - Mora - Aljustrel - 142K
20 de Agosto de 2020
Esta etapa passámos por Ciborro, Montemor-o-Novo, Alcáçovas, Torrão e Ferreira do Alentejo antes do destino final de Aljustrel.
Depois de uma boa noite passada em Mora, bem cedo o Pedro Mendes e Paula Valente foram às suas vidas, tendo ficado na logística/fotografia o Abel Madruga. 
Nos primeiros kms pela EN2 logo a seguir a Mora a estrada apresentava alguns troços que obrigava a seleccionar bem o alcatrão, de forma a evitar outros possíveis problemas. Km a km lá fomos avançando com passagens por Ciborro, Montemor-o-Novo e já a chegar a Torrão fomos recebidos pela GNR e pelo Sr Presidente da Junta de Torrão.
Após a excelente repeção pelas autoridades em Torrão foi altura de avançar até ao KM595 em Ferreira do Alentejo e percorrer mais 30Kms até ao destino final de Aljustrel, tendo sido esta a etapa mais longa com um total de 142Kms.
Um agradecimento especial ao Município de Aljustrel que nos disponibilizou o espaço "Oficinas da Cultura" onde podemos fazer o nosso jantar e realizar o respectivo descanso antes da etapa final.






Powered by Wikiloc

ETAPA 6 - Aljustrel - Faro - 116K
21 de Agosto de 2020
Passagens por por Castro Verde, Almodôvar e São Brás de Alportel antes do grande destino final, o KM738 da cidade de Faro.
Chegávamos àquele dia, em que o objectivo estava perto e que todos nós queríamos alcançar, a chegada a Faro, mas antes de lá chegar e já depois de passar Castro Verde, teríamos pela frente a excelente paisagem da Serra do Caldeirão, que foi preciso trepar antes da descida até São Brás de Alportel. A partir daqui já só nos faltavam 15kms até ao final, já quase se sentia o cheiro do mar e foi num instante que conseguimos o derradeiro número, o KM738 e a sua rotunda, símbolo de fim de aventura.

Foi com enorme satisfação que chegámos a Faro e com sentido de dever cumprido, pois foi um objectivo de todos os que se envolveram neste projecto/aventura.







Powered by Wikiloc

Nota Final:
Um agradecimento especial aos associados que nos deram apoio em algumas etapas, Pedro Mendes, Nuno Costa e Paula Valente, ao presidente dos AnsiBikers Abel Madruga que esteve presente todos os dias.

Este evento teve também o apoio de Carteca no apoio logístico,  Telhas Confeitaria, que nos cedeu uns bolinhos para a viagem, e da Zimex que nos cedeu máscaras e as tshirts e a respectiva impressão nas mesmas.

TRACK COMPLETO

Powered by Wikiloc


Mais informações sobre esta rota em rotan2.pt

APOIOS
Carteca Parts

Zimex Sports

Telhas Confeitaria




Sem comentários: