quinta-feira, 1 de março de 2018

Rutas de Ourense 2017


1ª Etapa - 15 de Agosto. Ourense - Barxacova - Rota da Ribeira Sacra - 57 km

Ponte romana sobre o rio Miño
Iniciamos junto à ponte romana sobre o rio Miño e desfilamos para montante ao longo do riu Loña até Mende onde começamos a primeira picada em calçada romana até ao alto do Castro San Tome um edificado em ruínas que podemos apreciar, a partir daqui um pouco mais plano, já em Ordelles voltamos às trilhas romanas muito técnicas por entre o bosque sombrio na serra de Rocas. No santuário de San Pedro de Rocas fizemos uma pequena pausa e visita-mos a este templo sagrado, continuamos a sabida até à capela de Virxe do Monte que se encontrava em dia de festejos, ali paramos para uma bebida fresca, depois do parque eólico no alto do Coio foi a grande descida ate ao Cañon del Sil (Ribeira Sacra), breve paragem no miradouro natural de Loureiro, local emblemático deste caminho onde podemos contemplar pela primeira vez o rio Sil que serpenteia entre as suas imponentes arribas. O nosso percurso continua por entre os bosques com caminhos e trilhas técnicas num sobe e desce constante sempre junto ao canhão, subimos até a aldeia de Parada Sil local de pausa para o almoço. A segunda parte foi a descida para junto do rio por entre os “viñedos en bancales” passando pelo velho castanheiro, que nem demos conta, até a adega Rousel do Sil. Já com cerca de 50 km nas pernas subimos até Barxacova de San Lourenzo para pernoitar no magnifico albergue Fábrica da Luz. Aqui tivemos uma grande recepção da hospedeira Sara e o Óscar aos quais deixamos aqui os nossos melhores cumprimentos.   

Calçada romana de Mende

Castro San Tome, Ourense

Serra de Rocas

Alto do Coio

Miradouro natural de Loureiro

Cañon del Sil

Adega Rousel do Sil


2ª Etapa - 16 de Agosto. Fábrica da Luz - Manzaneda (Castro) - 83 km

Albergue Fabrica da Luz
Nesta etapa depois de uma bela estadia no albergue “Fabrica da Luz” em San Lourenzo de Barxacova segue-se em trilho pedestre até atravessar a ribeira, já na outra margem uma subida para novamente desfilar através do canhão do Sil até A Teixeira, dali às adegas de Ponte da Boga foi sempre a descer o que antecedeu a derradeira subida com cerca de 4 km do Vale do Edo para Castro Caldelas onde comemos uns “bocadillos”. Já no planalto foi sempre a rolar em estradão e estrada de asfalto, passamos por vários locais interessantes como o santuário de Nossa Senhora das Neves, uma paragem para registar no restaurante típico Casa da Elvira junto ao mosteiro de Santa Maria de Montederramo, passagem pelas piscinas naturais e alguns campos agrícolas até à subida ao alto de San Mamede com as suas paisagens deslumbrantes e passagem importante pela floresta nacional Bidueiral de Montederramo. Do alto desta serra seguiu-se a descida quase sempre em estradão até à barragem de Chandrexa de Queixa. Já pelas 18h e depois de uma bela “caña” em Celeiros, subimos à estância de esqui Cabeza de Manzaneda onde acabámos esta dura etapa no hotel Oca Nova Manzaneda onde ficamos hospedados.

San Lourenzo de Barxacova

Rampa do Vale do Edo

Castro Caldelas

Castro Caldelas para Nossa Senhora das Neves

Bidueiral de Montederramo

Barragem de Chandrexa de Queixa

Hotel Oca Nova Manzaneda


3ª Etapa - 17 de Agosto. Manzaneda - Couso - 56 km

Cabeza da Manzaneda - Castro
Uma etapa principalmente de montanha que se desenrola principalmente pelo topo das montanhas do Maciço Central Ourenciano. De manha, depois de um bom pequeno-almoço, partimos para a subida junto às pistas de esqui até ao alto da Cabeza da Manzaneda a 1.764 metros com paragem junto ao castro para umas fotos da praxe, vagueamos por estradão sempre no cume da montanha com paisagens fantásticas ao longo de vários quilómetros, paramos já na descida para contemplar a cadeira da rainha local emblemático desta serra, esta continua por caminho de pedra solta até à aldeia de Prado onde por sorte encontramos um restaurante improvisado e tivemos oportunidade de almoçar. Passagem pela pequena cascata para refrescar e de novo a subida até Albergaria, aldeia famosa pela típica taberna das conchas onde cruzamos com o Caminho de Santiago (caminho senabrés), seguindo-se uma pequena descida pela floresta até a “Aldea Rural Couso Galán” onde nos esperava uma agradável estadia.

Alto da Cabeza da Manzaneda

Cabeza da Manzaneda - Castro

Maciço Central Ourenciano

Serra de Queixa

Alto do Seixo, Maciço Central Ourenciano

Cadeira da Rainha

Cilla de la Raíña

Mirador de Seixo

Prado - Cascata

Albergaria -  Taberna das Conchas (Rincón Del Peregrino)

Albergaria - caminho senabrés

Aldea Rural Couso Galán

4ª Etapa - 18 de Agosto. Couso - Ourense - 63 km
Esplanada do Galán - Aldeia rural
Esta foi uma etapa para descontrair, sendo o percurso mais fácil e muito rolante deu tempo para algumas visitas e paragens. Pequeno-almoço na esplanada do Galán e seguimos pelas matas até a Solveira onde paramos para beber água junto a igreja San Pedro de Solbeira de Limia, seguimos por alguns caminhos rurais e florestais até Torre da Pena para umas fotos, seguindo-se a grande várzea de Xinzo de Limia com paragem obrigatória em Zadagós na Casa Fidalgo. Depois seguiu-se a passagem pelos bosques e caminhos romanos da Reserva de la Biosfera Allariz, importante mata de Valverde. Chagada à cidade de Allariz onde almoçamos à grande. Já de tarde o caminho tornava-se muito suave com passagens pelas localidades de O Castro, San Mamede de Urrós, O Campo e San Pedro da Mezquita, a partir de Soutopenedo descida por caminho florestal até ao vale do parque nacional A Boutureira até entrar na cidade de Ourense pela Rua da Calçada Romana sempre junto ao Rio Barbadás.

Vilariño Frío

Caminho romano em Solbeira

Torre da Pena


Miliário romano em Zadagós

A Graña

Reserva de la Biosfera Allariz - Valverde

Valverde, Allariz

Outeiro

Assim concluímos esta grande rota BTT com aproximadamente 250 km e cerca de 6.000 metros de desnível acumulado, promovida por Rutas de Ourense - organização  de eventos desporto e aventura, que assegurou a logística ao longo dos seis dias com os Ansibikers: Pedro Fidalgo, Ramiro Luís, Tiago Lopes, Pedro Mendes, Norberto Marques e o nosso grande amigo Vítor Rodrigues que nos tem acompanhado nestas andanças. No final fomos congratulados com uma camisola alusiva a esta rota e um brinde surpresa - garrafa de vinho das Adegas Rousel do Sil. Um especial agradecimento ao Sr. Raúl González que nos proporcionou estes bons momentos e conhecer um pouco mais da Galiza em BTT.




Video

Sem comentários: