domingo, 25 de outubro de 2015

La Ruta de Los Túneles - La Fregeneda (Spain) - Barca d'Alva (Portugal) - 24OUT2015


Alguns ansibikers juntaram-se para fazer a já tão falada "Rota dos Túneis".

Este percurso realiza-se ao longo da antiga linha ferroviária, abandonada desde 1985, que fazia a ligação entre a estação de La Fregeneda e a de Barca d'Alva, também conhecida como "La Ruta de Los Túneles", com uma extensão de 17/18 kms.  A descida é constante e progressiva mal se fazendo notar.

Ao longo da linha é feita a travessia de 20 túneis e 13 pontes algumas delas em muito mau estado de conservação, pelo que a sua travessia exige cuidado e atenção redobrada. Em face dos inúmeros túneis e atendendo ao seu comprimento o uso de lanterna torna-se obrigatório.

Em relação aos túneis de salientar o túnel nº1 com uma extensão de 2 kms em linha recta, permitindo desde o seu início vislumbrar aquela luz ao fundo do túnel, dando-nos a sensação, por muito que andemos, que aquele ponto iluminado é inatingível.
Ao passar o túnel nº3, um túnel em curva e que no seu interior, onde só há escuridão total, existe uma grande colónia de morcegos, tão grande que as fezes dos morcegos, já cobrem os carris havendo também um odor forte e intenso.

As pontes, algumas com uma extensão considerável devem ser passadas com extremos cuidado, usando os passadiços de metal que se encontram nas laterais, evitando usar as traves de madeira que já mostram grandes sinais de fragilidade. Para quem tem vertigens de certeza que não será um local de passagem agradável para todos, já que em algumas pontes a sua altura é suficiente para não olhar muito para baixo e seguir em frente até chegar a terra firme. De referir que as últimas 5/6 pontes já tem passadiço de madeira colocado recentemente numa das laterais e que já permite passar com alguma segurança.

Ao longo de todo o percurso, na maior parte dele, feito em terreno espanhol, temos a companhia do rio Águeda e da costa portuguesa sempre que olhamos para o lado esquerdo.

Sem dúvida que é um percurso muito bonito, o uso de lanternas é essencial e as precauções devem ser mais que muitas.







Percurso


Fotos do dia

Sem comentários: