sábado, 31 de maio de 2014

PERCURSO - 8ª Maratona BTT de Ansião 2014

Após partida real os atletas seguiram guiados por viatura da GNR ou da organização em pelotão por algumas artérias principais da vila de Ansião durante uma extensão de +/- 2 km.

O percurso é mais uma vez diferente no seu desenho de traçado, a partir do km 0 entra em estradão. Km 2 - Um caminho estreito de terra, depois começa a subida sempre por estradão florestal. Km 4 - O primeiro trilho dos Empiados de cerca de 200 metros, segue-se uma celha entre paredes e mais um trilho do Cemitério, técnico até ao cemitério da Ameixieira, atravessando esta localidade entra-se  noutra quelha do Ribeirinho com alguma pedra a descer atá à Fonte. Km 7 - Ribeirinho começa a subida por caminho até ao alto da serra de Ameixieria, continuando a subida suave por estradão. Km 10 - Quase no topo o trilho do Cedro, técnico 200 m a subir até ao ponto mais alto Anjo da Guarda no monte Ovelha (526 m Alt.) segue-se uma descida por estradão em gravilha no qual se pede alguma precaução na descida com cerca de 1.500 m - Rampa da Via Sacra em Pousaflores. Km 12 - Pobral, trilho da Mina com 500 m até um estradão florestal ao alto da serra da Quinta de Cima. Km 15 - Trilho da Quinta de Cima (provavelmente o melhor trilho do mundo e arredores) o nosso ex libris deste evento, com cerca de 800 m sempre a descer pela encosta de castanheiros desta Histórica quinta em Chão de Couce. Km 18 - Parque desportivo de Chão de Couce, primeiro reforço alimentar seguindo-se de um trilho pela mata desta localidade até à Pedra do Ouro, em contexto mais urbano segue-se por caminhos agrícolas, estrada de calçada e algum asfalto na Ponte do Freixo, Pontão e várzea do Avelar. Km 22 o singl da Tojeira até ao Camporês seguindo por caminhos rurais até a Cabeça Redonda. Km 26 - Figueiras de S. João no Cruzeiro, separação dos percursos (Meia-maratona e Maratona).
Meia-Maratona - Descida em asfalto até estradão seguindo para o trilho da Ribeira com cerca de 1000 m. Km 28 - Constantina, travessia da ribeira (s/ água) até à igreja Histórica N. Sr.ª da Paz seguindo-se por estradão até à união dos percursos ao km 29, acabando o percurso em comum com os atletas da maratona. Pedimos aqui neste troço final ao longo dos últimos 3 km, o "fair play" dos atletas da meia-maratona na cedência de passagem para com os primeiros da maratona!
Maratona - Km 26 - Depois da separação segue-se por estradão ao longo de 600 m. Km 27 - Quelha do Pião, um estreito trilho do Pião de 100 m entre paredes seguindo-se o 2º trilho do Pião na mesma localidade. Km 28 - Estrada do Campo da Lagarteira, estradão muito rolante e plano ao longo de 2000 m. Km 30 - Entrada em terreno privado agrícola seguido de singl até um caminho no lugar dos Casais da Póvoa, Lagarteira. Km 31 - Trilho das Cinco Estradas até à várzea do Aljazede que antecede o magnífico Vale da Torre sempre por estradão rolante. Km 37 - Trilho da Junqueira em descida técnica por caminhos da romanização até à Torre da Ladeia (Fonte do Alvorge) 3000 m. Km 40 - Caminho de Santiago no seu sentido inverso passando pelo Alvorge, a povoação mais antiga e Histórica no conselho de Ansião. Km 43 - Granja, passagem próximo do agito convento dos Jesuítas, outro local com muita História, entrando assim na Várzea de Santiago da Guarda sempre por estradão rolante. Km 46 passagem pelo Restaurante "O Caracol" (Quinta da Várzea) seguindo-se o trilho do Galvão com 300 metros na sombra de uma mancha de carvalho cerquinho até à torre do castelo. Km 47 - Complexo Monumental dos Condes de Castelo Melhor em Santiago da Guarda. Km 49 - Trilho da Estrada com 500 m e Quelha de Santa Bárbara 100 m. Km 50 - Estradão com cerca de 1000 m. Km 51 - Trilho do Vale Judeu em 200 m e entrada em estradão florestal até aos Netos (capela de S. José). Km 52 - Caminho de Santiago no sentido inverso até à junção dos percursos por estradão rolante sempre a descer. Km 53 - Percurso comum com a meia-maratona por caminhos agrícolas estreitos (Caminho de Santiago). Km 55 - Trilho da Areosa 300 m, Trilho do Rio 200 m até ao estádio municipal, descendo até ao viaduto do IC8 em Além da Ponte. Km 58 - Entrada no Parque Verde do Nabão até à rotunda dos Bombeiros seguindo-se a reta da meta até às chegadas na Mata Municipal em Ansião numa extenção de 2000 m.  

Percurso Maratona (+/- 60km)



Diferenças de Altitudes
338 Metros (Altitude desde 188 Metros para 526 Metros) 
Acumulado 1.287 Metros




Percurso Meia-Maratona (+/- 35km)

Diferenças de Altitudes
338 Metros (Altitude desde 188 Metros para 526 Metros) 
Acumulado 823 Metros




Fotos do percurso

Sem comentários: