segunda-feira, 15 de abril de 2013

RESCALDO - Ansibikers Ca'minha 2013

Decorrida mais uma iniciativa do nosso grupo, este evento contou com o apoio do Município de Ansião e Liagra - Ciclo do Pão de Pousaflores. O passeio contemplou a Serra do Anjo da Guarda (Monte Ovelha) e Serra de Ameixieira por trilhos e caminhos rurais com o objectivo de divulgar as maravilhas da nossa região como a paisagem fauna e flora bem como os usos, costumes e tradições como a temática "Ciclo do Pão" em Pousaflores.
Estiveram presentes cerca três dezenas de participantes que tiveram a oportunidade de assim passar um belo dia de sol primaveril. O percurso teve no seu início na praça do município com o aquecimento (aeróbica), passagem pelo recente parque Verde ao longo do rio Nabão até à sua nascente nos Olhos de Água, seguindo por trilhos e quelhas até a Alqueidão, Serra do Mouro e Pousaflores onde os participantes fizeram uma pausa na sua praça, antecedendo assim a derradeira subida à ermida do Anjo da Guarda local onde era demonstrado a temática Ciclo do Pão, visita ao tradicional moinho de vento assistindo à sua  funcionalidade, na padaria a preparação da massa e o aquecimento dos tradicionais fornos de lenha para a cozedura do pão, segundo-se a fantástica merenda partilhada.
A segunda parte era o regresso descendo a serra pelo já famoso trilho do moleiro até ao Casal Soeiro, Empiados, Lagoa da Amixieira, Casal Viegas e Ansião onde esta magnifica e longa caminhada termina com uma pequena sessão de ginástica de alongamentos muscular, finalizando com entrega do pão com chouriço cozido exclusivamente na padaria "Ciclo do Pão" para todos os participantes.
Deixamos aqui o nosso bem-haja a todos, obrigado pela participação e um especial agradecimento a Célia Sousa a nossa colaboradora que coordenou a sessão de ginástica rítmica e aeróbica. 

Fotos
  

Fotos de Participantes:
-> Link1

Sem comentários: