domingo, 20 de março de 2011

RESCALDO - Rota do Queijo Fresco Rabaçal 2011

Mais um evento Ansibikers de sucesso, intitulado “Rota do Queijo Fresco Rabaçal” tratou-se de um Passeio BTT lúdico, ou seja, três em um – desporto lazer, sabores e cultura, com estes três objectivos salientava-se um lanche e prova deste produto em época do famoso queijo fresco entre outros produtos endógenos da região do Sicó.

O inicio deste passeio centrou-se frente á piscina municipal em Ansião pelas 9h seguindo por trilhos pastorícios e da romanização contornado a estrada entre a vila de Ansião e Santiago da Guarda, um troço daquela que já foi uma das principais vias romanas do pais “Itinerário XVI”, da qual se destacam a nossa abandonada Ponte Galiz e os vestígios romanos no complexo monumental de Santiago da Guarda. Passando pela característica ponte do Moinho sobre o rio Nabão em Nogueiros, Lagoa de Soucide, Quinta da Aldeia que contempla uma grade exploração de ovinos em modo de produção biológico em Santiago da Guarda. A primeira parte deste traçado termina pela Várzea (Picada dos Corvos) local também de interesse ecológico e exploração agrícola como a Quinta Dr. Mota e a Quinta da Casa da Várzea.

Complexo Monumental de Santiago da Guarda – Residência Senhorial dos Condes de Castelo Melhor foi o local de concentração para a parte lúdica do evento, pelas 11h foi no átrio deste monumento que os 35 participantes tiveram a oportunidade de saborear o queijo prometido e repondo as energias gastas ao longo dos primeiros 18km, seguiu-se uma visita cultural guiada por este complexo da qual ficamos a saber mais da História desta região.

No regresso ainda estava preparado um último troço com cerca de 7km ate à vila onde os atletas poderam contemplar um trilho pelas hortas da Sarzedela e Quinta das Lagoas onde se insere o novo estádio municipal e casa da Amizade. Terminando assim este passeio pelas 12h40, perfazendo um total de 25km de pura adrenalina. Concluímos que foi uma manha bastante agradável de BTT que pretendemos repetir.

Foi com muito agrado que recebemos alguns amigos do BTT que se descolaram a Ansião para passar connosco esta manha de Domingo que marcou o inicio da Primavera a praticar BTT aos quais deixa-mos os nosso agradecimentos.

NOTA: Este tópico carece dos vossos comentários, força nisso.

Algumas fotos do evento, mais fotos vão sendo acrescentadas a este álbum.



Percurso

1 comentário:

TLopes disse...

evento espectacular, este um dia agradável para provar o maravilhoso queijo fresco, venham mais destes :D