segunda-feira, 8 de março de 2010

NOTICIAS - 2ª Maratona de Tomar - 7MAR10

Decorreu em Tomar a 2ª edição da Maratona/Passeio BTT organizado por TT Minjoelho e DropZone, um evento que, segundo na opinião de muitos participantes, ficou a quem da edição de 2009.

Devido às ultimas intempéries os trilhos apresentavam-se extremamente enlameados e perigosos aumentado assim, a dureza desta prova e à realização também em simultâneo de uma importante prova de atletismo nesta cidade (27ª Edição - 3 Léguas do Nabão), o que levou a algumas alterações de ultima hora, como um atraso na hora de partida e a redução das distancias do percurso da maratona de 80 para 65 kms.
Cerca de 350 atletas participaram entre os quais 2 Ansibikers, nós como muitos outros, optamos pelo Passeio, 42 kms no total, devido ao estado do percurso, sem chuva mas com muita lama em toda a sua extensão já que na sua parte inicial circulava por zonas baixas, junto a linhas de água.
C. geral - 53º Norberto Marques (Ansibikers) 03.36.15 - Passeio 40km

C. geral - 61º Júlio Costa (Ansibikers) 03.37.27 - Passeio 40km

O percurso: Depois de uma volta pelo centro da cidade ao km 4 um afunilamento para os primeiros “single track”, rolando para Sul por caminhos rurais e floresta até ao vale do Nabão onde se desfilou num magnifico trilho ao longo da sua margem esquerda até ao afluente com o rio Zêzere cruzando-se com a prova de atletismo até à barragem Castelo de Bode, após a derradeira subida encontrava-se o 1º abastecimento alimentar muito completo, junto à central eléctrica desta barragem. Seguindo-se a divergência dos percursos, após este local vinham percursos bastante enlameados e alagados por pinhal em subida de difícil progressão até ao nível mais alto da altimetria, a descida foi por estradões muito rápidos e perigosos voltando a entrar em linhas de água até à barragem do Carril, depois foi o atribulado final por asfalto com a entrada na cidade sentindo-se a falta de apoio por parte da organização nos cruzamentos e rotundas com estradas e artérias importantes com algum transito rodoviário.
A nossa nota negativa: Trilhos e descida perigosa não assinalados; falha nas marcações em alguns locais de mudança de direcção repentina; centro do evento disperso e sem sinalética para os banhos, lavagem das bicicletas (inexistente) e almoço; falta de vigilância do transito (final do percurso 40 km).
Nota positiva: Secretariado; almoço; banhos e percurso bem desenhado com bons trilhos e paisagens junto aos rios do Nabão e Zêzere e serra da Aguda com as magnificas vistas para a cidade de Tomar.


Os nossos agradecimentos à organização pelo trabalho desempenhado tendo em conta as dificuldades climatéricas e em especial para os Bombeiros V. de Tomar que nos disponibilizaram as suas instalações para a lavagem das nossas bikes.
Obrigado a todos e até uma próxima, ficando também um convite a participarem no nosso evento, 4ª Maratona BTT de Ansião a realizar no dia 30 Maio 2010. Bttistas de Tomar ou aliados DropZone venham conhecer também a nossa região incluindo a nascente do Nabão.
(Norberto Marques)
Fotos de Joel , Fzzbike , Abtfoto , João
Rescaldo no ForumBTT
Resultados Classificações

Sem comentários: