terça-feira, 13 de outubro de 2009

RESCALDO - 3ª Maratona de BTT da Póvoa de Varzim

Depois de alguma incerteza em realizar esta prova, principalmente por falta de companhia e pela inexperiência nestas andanças, acabei por ser convidada pela equipa FCS Bergamont para realizar a prova com eles. Esta equipa é um grupo de amigos bttista do Porto/Gaia, com quem já realizei vários passeios. Tivemos o apoio da marca Bergamont, uma marca de bicicletas alemã que se está a lançar em Portugal e fez exposição de bicicletas no local da prova.

O dia começara com grande entusiasmo. Ainda não eram 7h30 da manhã e já um grupo de 20 bttistas se encontrava na zona de controlo zero, para marcar a sua posição na linha da frente da partida. Cheguei ao local da prova por volta das 8h, onde realizei algumas afinações à minha bike e onde alguns elementos da equipa FCS Bergamont me deram algumas indicações, tendo usado um gps com a track da prova para me ajudar, não fosse eu me perder! :)

Como era de esperar, tinha escolhido a prova dos 40km, que na realidade eram 46km, mas isso não assustava! O meu entusiasmo era grande e aquela emoção de realizar a prova era sentida por todos que me rodeavam! A presença já era muito boa e sonhava apenas em não desistir e ficar nos primeiros 1000 lugares, pois eram 2000 pessoas inscritas e não tinha treinado muito nas últimas semanas.

Pensava ser a única Ansibiker na prova... surpresa minha quando, enquanto esperava pela partida, encontrei o Fidalgo (Ansibiker), o Luís Terceiro e ainda Paulo César (Correio de Pombal), que iriam realizar a prova dos 80km.
A prova iniciou às 9h30 em ponto, os primeiros 4km foram em estrada, até se entrar em calçada, e depois em terra batida, apanhando alguns single tracks... Digamos que a prova foi muito rolante, havia muita lama, poças de água e muita pedra, mas nada que assustasse. Não registei nenhuma queda, ao contrário dos meus colegas da FSC Bergamont e do Fidalgo (Ansibiker)! Apanhei um entupimento logo nos primeiros 10-14km e, aí, fomos a pé com a bike nas mãos, pois não dava para mais!... Depois, só na última subida, bem íngreme, registei algumas dificuldades; aí verifiquei que a minha velocidade média estava a baixar… Os últimos 15km correram lindamente, pois a descida que eu sabia que iria aparecer dava força para pedalar mais rápido, havia calçada e caminhos de terra batida que permitiam pedalar com confiança… e daria para melhorar um pouco a minha velocidade média.
Nos últimos 10km passei por 2 mulheres e foi a única vez que as vi durante a prova. Até me tinha questionado onde andariam! :) A 5km da meta, um bttista informa-me que era a 7ª mulher e aí as forças surgiram não sei de onde e foi sempre a dar-lhe até ao final! Eu não queria acreditar e estava surpreendida!… E, quando cheguei à meta, registei 3:13:12 e a minha posição nas classificações femininas marcava um 10º lugar e na classificação geral no lugar 593º!

Podem consultar as classificações:
http://www.5-sentidos.com/schooleventos/maratona/index.html

Não podia estar mais feliz! Foi a minha 2ª prova de BTT :) e claro não pude deixar de agradecer à equipa FCS Bergamont pelo convite, pelo apoio e, principalmente, ao Joaquim Sousa, ao José António e ao companheiro de prova José Bernardo que passou a prova ao meu lado a puxar por mim!
Não posso deixar de agradecer aos Ansibikers pelas “malhas” que me têm dado, pois sei o quanto era difícil acompanharem-me ou irem ao norte fazer a prova e darem apoio.



Sara Silva

Sem comentários: