sábado, 21 de fevereiro de 2009

RESCALDO - Nabão, na boa... Ansião, 21FEV2009

Contemplando o rio Nabão desde a sua nascente em Ansião até ao limite do concelho, realizou-se este Sábado, um agradável dia desportivo em clima primaveril onde se praticou várias actividades de desporto e lazer, proporcionando aos participantes bons momentos de verdadeira aventura. Este evento intitulado “Nabão, na boa…” integrava um passeio de BTT que teve inicio nos Olhos de Água pelas 10h com uma extensão de cerca de 24kms que decorreu ao longo das margens do rio, passando por trilhos interessantes ao nível paisagístico, pena foi passar em locais de puro atentado ambiental no que um dos nossos bttistas foi obrigado a lavar as botas no rio depois de ter caído literalmente num estrumeiro ilegal de suinicultura*.
Pelas 13h um magnífico almoço num restaurante local e continuidade das actividades durante a tarde no parque dos Olhos de Água que incluía tiro com arco e um breve desafio de “chinquilho”, em forma de passagem de tempo de digestão, pois estes rapazes tinham pela frente uma actividade aquática.
A canoagem, esta sim a verdadeira aventura, devido ao fraco caudal do rio dificultava a transposição de alguns obstáculos como silvas, plantas aquáticas, arbustos, pedras e outros objectos* alheios ao rio. Ao longo deste percurso reinou sempre a alegria e a boa disposição entre participantes, organizadores e espectadores.
Este dia desportivo foi organizado e promovido pelo Município de Ansião contando com a colaboração dos Ansibikers na realização do passeio BTT e a empresa Trilhos do Zezêre na Canoagem.

As fotos do dia contam o resto.


*POLUIÇÃO - Denuncias de Problemas Ambientais.
Provavelmente são poucos os que se interessam ou ocultam estes problemas que dizem respeito a atentados contra a Natureza ao Meio Ambiente e Saúde Publica. Neste passeio de BTT descobrimos umas boas toneladas de dejectos de porco, provavelmente de suiniculturas em Zambujais, aldeia da freguesia de Abiúl – Pombal. Apelamos para as autoridades competentes deste concelho, certamente este caso e muitos outros já devem ser do conhecimento de muitos. O local do crime ambiental situa-se a 200 metros num vale descendente da margem direita do rio Nabão entre as povoações de Vale da Porca e Ribeira de Ansião (Lat. 39°52'44.20"N / Long. 8°28'36.95"W).
Outro dos casos, talvez menos grave, mas também continua a contribuir para a poluição no rui Nabão no seu início é a descarga da ETAR da empresa Cuf Têxteis em Ansião, reconhecemos que continua a ser uma mais valia para a nossa industria local mas acho que deviam rever este problema. Este esgoto na sua saída apresenta liquido e detritos de cor branca com um cheiro nauseabundo, facto este, tivemos que apreciar durante a última descida em canoagem por este local (Lat. 39°54'58.81"N / Long. 8°26'43.13"W).
Desculpem-me se estou a ser inconveniente, mas todos juntos podemos contribuir para um mundo mais saudável.

Sem comentários: