terça-feira, 9 de dezembro de 2008

RESCALDO - III Passeio/Maratona de Abiúl - Pombal 7DEZ2008

Decorrida a 3ª edição de Maratona de Abiúl 2008 organizada pela equipa do Correio de Pombal, A Associação Pombal Jovem em parceria com um grupo de amigos de Abiúl, por terras do Sicó. Esta equipa continua a demonstrar bem o puro e duro BTT com um traçado muito técnico de um grau de dificuldade muito alto, dividido em dois percursos o Passeio (meia-maratona) com 32 kms dos quais os primeiros 28 kms em conjunto com o traçado da Maratona com cerca de 64 kms no total.
Nesta derradeira prova estiveram presentes 4 Ansibikers (2 na ½ Maratona e 2 na Maratona). O mau tempo e as inscrições limitadas contribuíram para a nossa fraca participação.
A Prova: A partida foi dada debaixo de chuva miúda em clima invernal às 9.33h com 450 atletas dirigindo-se para o traçado a Sul da Sico por estradões enlameados e alguns singles entre zonas de pinhal e agrícola passando pelo nosso concelho em Albarrol (km 17) onde se encontrava o primeiro reforço (bananas, bebidas e barras energéticas) depois vinham os trilhos entre carvalhos ate ao Escampado – Ansião, vale do rio Nabão, Marquinho e um ultima subida até ao 2º reforço em Zambujais (km 27) onde foi apresentado um maravilhoso - quase banquete!! (Pão com chouriço, marmelada, cerveja, vinho, água, sumos, fruta, etc.) - seguindo-se a divergência entre os dois percursos (km 28) com oportunidade de escolha, devido ao mau tempo, ao esforço físico dos atletas e ao estado das biclas, levava a muitos optarem pelo Passeio (concluíram 178 atletas). Para os que optaram pelo percurso da Maratona tinham pela frente – para mim a melhor parte do circuito com “talvez dos melhores single-traks do mundo!!!” com passagem pela serra das Ereiras, Pia Furada e moinho da Melriça, descendo novamente para as Ereiras onde se encontrava ao km 40 o ultimo reforço (bebidas energéticas e bananas) a partir dali surgia uma suave descida, para descansar o corpo, até a Vérigo – Pombal onde mais uma vez se nota o magnifico trabalho de abertura de trilhos do nosso camarada Paulo César e seus colaboradores bttistas – Parabéns. Sempre a contornar a Sicó, subida ao novo parque Eólico, passagem pela pedreira e um ultimo single – do melhor, tecnicamente difícil devido ao piso escorregadio (pedra e lama) que levantou novamente a adrenalina ao seu máximo. A ultima parte, após a travessia do IC8 em Carvalhal – Ramalhais (2º e ultimo ponto de controle). Esta prova terminava com uma chegada suave a zona de meta em Abiúl.
Eu, pessoalmente adorei o percurso mesmo com muito esforço e um grau de dificuldade muito alto misturado com chuva, frio, muita lama e calhaus, limitado ao 2ª roda pedaleira. Após o desvio para o percurso da maratona rolei quase sempre sozinho cruzando com 10 atletas - talvez o ultimo grupo de resistentes, fica aqui o meu bem-haja para eles (Camaradas Duros).
Em relação ás criticas e análises não vou comentar, fica para o ForumBTT. Os resultados encontram-se na pagina da prova, http://maratonaabiul.com/

A nossa participação:

Passeio
- 97.º Rui Ramalho - Ansibikers 3:24:36h
- Júlio Costa – Ansibikers (não concluio)

Maratona
- 38.º Ramiro Luís – Ansibikers 4:36:44h
- 81.º Norberto Marques – Ansibikers 6:13:29h

Parabéns a todos (Participantes, organização e colaboradores), para o ano 2009 la estarei novamente.
Não temos fotos nossas mas ficam as imagens de Frederico Nunes

Clica na imagem
Fotos de Estevão Afonso

Sem comentários: