domingo, 29 de junho de 2008

RESCALDO - Maratona Cidade de Pombal - 29JUN2008

Decorreu pelas serras do Sicó mais uma Maratona BTT.
Este evento estava dividido em 3 trajectos distintos a Maratona com 70km, Meia-Maratona com cerca de 47km e um passeio do tipo Mini-Maratona de 30km.

MARATONA
Caracterizava-se como "Desafio Sicó" esta foi para muitos a mais dura prova de BTT de todos os tempos. O local de concentração foi junto aos passos do concelho onde se deu a partida para a Maratona pelas 9.15h, este traçado percorria pelo centro da cidade dirigindo-se para o norte do concelho, tendo os atletas que enfrentar uma derradeira subida após o km 1( pois isto era só o aquecimento), estava guardada uma longa e constante “caminhada” até à serra do Sabugueiro, por onde se passava por carreiros feitos para o efeito, os quais se notava o grande trabalho da organização em mostrar o que de melhor tem o massiço da Serra do Sicó desde partir pedra, limpeza da mata, até construção de ponte, como foi o caso da passagem pelo vale de Vérigo, trilhos estes, com muita pedra a desafiar, até os mais resistentes a porem à prova as suas capacidades técnicas, físicas ou materiais, as grandes descidas com perigos de queda sempre constantes e as subidas em single-tracks quase impossíveis de transitar de bicicleta. Os encantos da paisagem perdiam-se no meio de tanto esforço, a resistência física era levada ao máximo com temperaturas a rondar os 37º na zona dos Poios e a fraca assistência ao nível de abastecimentos, carros de apoio ou mesmo de socorro, fazia com que os atletas se desmotivassem levando-os à desistência mostrando um pouco de negativismo em relação a esta dolorosa prova de esforço.

Norberto Marques

MEIA - MARATONA
Eu fiz os 45 kms, de um modo geral estava tudo bem, as marcações falharam em dois locais, umas a meio do percurso estavam um pouco escondidas e na parte final quase a chegar a Pombal, o que fez com que eu e mais uns 15 bttistas andássemos de uma lado para o outro à procura de uma saída, que felizmente foi encontrado.
Havia um single-track muito perigoso, estava lá uma pessoa da organização a avisar, a evitar que o pior acontecesse.
O resto do percurso sempre num constante sobe e desce foi agradável de se fazer, algumas zonas mais rolantes

O banho foi de água fria, talvez houvesse água quente, calhou-me um chuveiro com água fria, custou mas no final soube bem.

Em relação ao almoço volante, a ideia é boa, o local é que não foi muito bem escolhido, e alguns locais para a malta se sentar também dava jeito.

Rescaldo de Tiago Lopes



Relatos das pedaladas no ForumBTT

Sem comentários: