Etapa 2 - Roncesvalles / Uterga (62km)
O dia aqui começa cedo as 06h com todas a luzes do albergue a acender ao mesmo tempo, acreditem, é pior que ouvir a Corneta da alvorada na tropa! Toca a tomar banho e fardar!
Depois de solucionar algumas avarias normais e olear as maquinas lá nos fizemos ao camiño.
Uma placa informativa de transito indicava Santiago de Compostela 790km, isto por estrada, a nós ainda nos falta mais um pouco. Chegamos com relativa facilidade a Pamplona por volta das 13h e dá-se a primeira avaria digna desse nome, uma corrente partida ( faz parte!). Depois da sua rápida resolução, seguimos em direcção a catedral com paragem obrigatória para carimbar credencial de peregrino. Pamplona era uma cidade quase parada pois como sabem os Nuestros Hermanos não perdem a ciesta, as poucas movimentações eram os preparativos para o inicio da vuelta (volta a Espanha em bicicleta) a começar dia 18 precisamente na praça de toiros de Pamplona.
Depois de refrescar com una caña e debaixo de 43 graus lá seguimos viagem não imaginando o que nos esperava. Com um calor tórrido entramos numa zona de cultivo muito parecida com o nosso Alentejo mas com subida de pedra em pedra, para quem conhece a Labruge dá para terem uma ideia é 30 vezes pior.
Depois de muito sofrimento lá chegamos ao topo e com uma vista sobre a cidade de Pamplona lá ao fundo depressa se esquecia a subida.
Iniciamos a descida até Uterga pequena povoação onde ao contrario da noite anterior fomos muito bem recebidos e desta vez com tempo para jantar com calma em franco convivio.
22h com 30 graus de temperatura todos mos dirigimos para as camas para o merecido descanso.
Crónica de Nuno Simões
Fotos da etapa:
Fotos de Norberto Marques
Sem comentários:
Enviar um comentário