terça-feira, 14 de julho de 2009

ANSIBIKERS NA 9ª ETAPA DO TOUR DE FRANCE

A paixão dos Ansibikers pelo mundo das bicicletas, fez-se sentir mais uma vez, numa aventura que levou 5 elementos do nosso grupo – Ramiro Ivan, Fernando João, Pedro Mendes, Jorge Rodrigues e eu (Jorge Feio), e ainda mais dois simpatizantes da modalidade – até ao Tour de France.

Tudo começou por obedecer a uma cuidada a atempada preparação, isto é, dois ou três dias antes da partida…! Ao bom estilo do desenrascanço português, lá tratamos da logística necessária e vencidos os habituais atrasos da praxe, pelas 0.00h do passado domingo, rumamos até terras do Napoleão.
Aproximadamente 1.100 km de distância a separarem Ansião de Saint-Gaudens, onde teria lugar o início da 9ª etapa, e que foram ultrapassados com a habitual boa disposição do grupo, sem registo de qualquer incidente.

Chegados após cerca de 9 horas de viagem, pontualmente interrompida para as paragens obrigatórias de reposição e despejo de líquidos, entenda-se gasóleo e as necessidades fisiológicas… estacionamos o veículo – Reanult Traffic 2.0 dci, e após uma breve caminhada de ligação até ao local onde estava instalada a partida, procuramos o melhor posicionamento para poder ver de perto os campeões e tomar parte daquela grande festa, debaixo de um calor abrasador.

A prova rainha do ciclismo internacional move um pequeno mundo em seu redor e é impressionante o número de adeptos e a logística necessária para a realizar. Algum tempo antes da partida teve lugar o desfile da caravana publicitária com a habitual distribuição de “merchandising” pelos mais afoitos…!
Como os Ansibikers estão sempre na frente do pelotão, foi possível estar de perto dos directores da prova, alguns deles antigos corredores bem como de todos os grandes corredores da actualidade como o Armstrong, o Contador, o Leipheimer ou o Sastre entre tantos outros…

Dada a partida pelas 12.30, que se processou calma e ordeiramente, o pelotão seguiu para a etapa e nós, para o almoço… a escolha foi um simpático restaurante, onde tivemos o privilégio de sermos servidos por uma compatriota, o que facilitou bastante na difícil escolha no menu… massa à bolonhesa…!!!
Repostas as energias era tempo de rumar a Tarbes, cidade onde estava instalada a meta e que para nós ficava a cerca de 65 km. A ligação fez-se sem demoras e quando chegamos havia já transito condicionado nos acessos ao centro, onde só era permitida a passagem de veículos devidamente identificados como fazendo parte da organização… valeu-nos a hesitação de um Gendarme que ao ver no pára-brisas da traffic, um autocolante com o logótipo do “Tour de france 2009”, pensou tratar-se de um dos carros da caravana e sem grandes demoras permitiu-nos a passagem, poupando-nos uma valente caminhada até ao centro da cidade…!!! Foi a risada geral…

Uma pequena multidão já se tinha instalado na recta da meta, que ia sendo animada pela divertida caravana publicitária e por comentadores que davam informação acerca da corrida, acompanhada pelas imagens disponíveis nos diversos ecrãs gigantes. Registo para a “qualidade” das meninas da caravana publicitária que nos deixavam “fou de la tête”…!!!
A chegada foi disputada ao sprint entre P. Fedrigo (Fra.) e F. Pellizotti (Ita.), com vantagem para o francês. O pelotão não tardou a chegar, com uma diferença inferior a um minuto, depois de terem ultrapassado os míticos Col d’Aspin e o Col du Tourmalet.
Foi altura para tentar as melhores fotos, houve até quem conseguisse um bidon da um dos elementos da equipa Astana e destaque para o nosso destemido Jorge Rodrigues, que conseguiu “infiltrar-se” na zona VIP e assim aparecer na emissão em directo do Eurosport…

Era chegada a hora do regresso e sem demoras iniciamos a viagem de volta, com direito a visita às cidades espanholas de Burgos, Valladolid e Tordesillas… mas só de passagem…!
Á chegada era visível o cansaço, mas também a satisfação de estar de volta e de termos vivido uma experiencia inesquecível.
E claro, para o ano que vem “qui ça”, lá estaremos de novo…

“Au revoir et donne à la pedale de la bicyclette…”


Escrito por: Jorge Feio

1 comentário:

luís contente disse...

foi brutal, sem palavras para descrever o que vi i o que senti. sem palavras. . .
foi um grupo altamente , =D

pessoal para o ano estaremos la outra vez!!!